Segundo interlocutores, Banco do Brasil, BTG Pactual, Citibank, ABC Brasil e Safra apresentaram proposta
Valor a ser contratado atende integralmente ao pedido da estatal para reestruturação
Idiana Tomazelli | Folha de S.Paulo
Brasília - O conselho de administração dos Correios aprovou na manhã deste sábado (29) o empréstimo de R$ 20 bilhões que será contratado para reestruturar a companhia.
![]() |
| Agência dos Correios, em São Paulo; empresa passará por reestruturação - Rafaela Araújo - 12.set.25/Folhapress |
Segundo pessoas a par do tema, a proposta aprovada atende ao valor integral solicitado pela empresa e foi apresentada por um sindicato de cinco bancos: Banco do Brasil, Citibank, BTG Pactual, ABC Brasil e Safra. A operação terá garantia do Tesouro Nacional, que honrará os pagamentos em caso de inadimplência da empresa.
A Caixa Econômica Federal, que participou do início das negociações, não deu continuidade às conversas.
Procurados, os bancos ainda não se manifestaram. Em ocasiões anteriores, as instituições disseram não comentar casos específicos.
A taxa de juros ficou um pouco abaixo da proposta anterior, de 136% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), mas a avaliação é que as condições no geral melhoraram.
Antes, as instituições financeiras estavam fazendo exigências mais duras para a operação, como lucro mínimo e recebíveis futuros da empresa como garantia adicional — o que não é usual em empréstimos com aval soberano, uma vez que a fiança do Tesouro torna praticamente nulo o risco de prejuízo para os bancos.
Agora, as condições ficaram mais flexíveis, embora o custo ainda tenha ficado próximo dos 136% do CDI.
Em uma primeira rodada de negociações, um sindicato de quatro bancos (Banco do Brasil, BTG Pactual, Citibank e ABC Brasil) aceitou conceder o crédito no valor pleiteado pela companhia, mas o comando da empresa decidiu fazer uma nova chamada para tentar reduzir os custos e melhorar as condições do empréstimo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para suas escolhas políticas

Postar um comentário
Grato por sua colaboração.