VÍDEO mostra cenário de guerra e centenas de tiros no Complexo da Penha durante megaoperação

Vídeo mostra quase 200 disparos em 1 minuto na região da Penha, Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (28). Mais de 60 pessoas morreram, entre suspeitos e policiais.


Por Cristina Boeckel e Rafael Nascimento | g1 Rio

Imagens gravadas por moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, mostram um cenário de guerra, com rajadas de tiros intensas, durante a megaoperação das forças de segurança do estado nesta terça-feira (28).

Criminosos queimaram barricadas durante megaoperação policial contra o Comando Vermelho no dia 28 de outubro de 2025 — Foto: Reprodução

Um vídeo (veja abaixo) mostra quase 200 disparos em 1 minuto, em meio a colunas de fumaça. Traficantes reagiram à ação com barricadas em chamas – na gravação, aparecem ao menos cinco delas.

Criminosos também usaram drones para lançar bombas contra policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a força de elite da Polícia Civil do RJ. Não há informações sobre feridos após os lançamentos.

Mais de 60 pessoas morreram e outras 81 foram presas durante a operação na Penha e no Complexo do Alemão, que mira traficantes do Comando Vermelho (CV) na região. Entre os mortos, há quatro policiais.

Esta é mais uma etapa da Operação Contenção, uma iniciativa permanente do governo do estado de combate ao avanço da facção por territórios fluminenses. A ação já é considerada a terceira mais letal da história da cidade do Rio de Janeiro.

Pelo menos 2.500 agentes do RJ foram designados para cumprir 100 mandados de prisão.

Drones das polícias Militar e Civil também registraram o momento em que criminosos fugiram em fila pela mata da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. Eles usavam roupas camufladas e carregavam fuzis, avançando por trilhas clandestinas.

Balanço parcial:
  • 60 suspeitos mortos em confronto. Dois eram da Bahia; outro, do Espírito Santo.
  • 2 policiais civis e 2 policiais militares foram mortos.
  • Além deles, 3 inocentes foram baleados: um homem em situação de rua foi atingido nas costas por uma bala perdida e levado para o Getúlio Vargas; uma mulher que estava em uma academia também foi ferida, mas já recebeu alta; e um homem que estava num ferro-velho.
  • 81 pessoas foram presas.
  • Policiais apreenderam 31 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.


Secretário cobra maior apoio do governo federal

Em entrevista ao Bom Dia Rio, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, afirmou que o estado, sozinho, não tem condições de enfrentar o crime organizado e cobrou apoio mais efetivo da União e de outras esferas de poder.

"Estamos falando de 9 milhões de metros quadrados de desordem urbana [no Alemão e na Penha], com becos intransitáveis, casas irregulares e criminosos que dominam o território. É impossível enfrentar isso apenas com o efetivo do estado", afirmou.

Segundo o secretário, cerca de 280 mil pessoas vivem nas áreas afetadas pela operação desta terça.

Clique aqui e assista ao video

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para suas escolhas políticas

0/Post a Comment/Comments

Grato por sua colaboração.