MP investiga suposto esquema de rachadinha na equipe do vereador Adrilles Jorge em SP; parlamentar afasta chefe de gabinete

Ex-funcionários do gabinete do vereador do União Brasil afirmam que eram obrigados a devolver R$ 1.500 todo mês ao chefe de gabinete Célio Rodrigues, que foi afastado. Adrilles disse que a denúncia partiu de dois ex-funcionários exonerados ‘por questões éticas’.


Por Rodrigo Rodrigues | g1 SP — São Paulo

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu uma investigação para apurar denúncias de um suposto esquema de rachadinha no gabinete do vereador Adrilles Jorge (União Brasil) na Câmara Municipal da capital paulista.

O vereador Adrilles Jorge (União Brasil) durante discurso na Câmara Municipal de São Paulo. — Foto: Divulgação/Rede Câmara

Segundo denúncia divulgada pela Record TV, ex-assessores do vereador disseram ser obrigados a devolver a quantia de R$ 1.500 por mês dos salários que recebiam da Câmara Municipal para o chefe de gabinete de Adrilles, Célio Rodrigues.

Oficialmente, o MP-SP informou apenas que o caso está sendo apurado sob sigilo, mas com diligências em curso no órgão.

Segundo o g1 apurou, os promotores estão ouvindo os funcionários atuais e ex-funcionários do gabinete do ex-BBB e também devem pedir a quebra de sigilos fiscais das lideranças do gabinete para apurar se o esquema existe.

A investigação deve incluir também análise de folhas de pagamento e movimentações financeiras para verificar eventuais transferências irregulares para Célio Rodrigues.

Por meio de nota, Adrilles Jorge disse que a denúncia é “iniciativa de dois ex-funcionários de seu Gabinete, exonerados, meses atrás, pelo próprio parlamentar, ‘por questões éticas’”.

“Além de demonstrarem desconformidade com os propósitos e com a conduta do mandato, passaram, de uns tempos para cá, a perseguir, assediar, chantagear, ameaçar o vereador e, até mesmo, a fazer gravações do dia a dia do Gabinete - lançando mão de 'expediente indiscutivelmente absurdo e criminoso'”, diz o comunicado.

O vereador do União Brasil disse, ainda, que “assegura que nenhum ato ilícito (o que abomina veementemente) foi praticado em seu Gabinete - não com seu conhecimento e/ou consentimento; e se, eventualmente, ficar comprovado algo de ilegal, providências serão tomadas também pelo parlamentar”.

Adrilles disse que, por precaução, afastou Célio Rodrigues das funções em seu gabinete.

“De toda maneira, e até que as investigações sejam concluídas, o chefe de Gabinete acusado pelos ex-servidores de prática imoral foi afastado do Gabinete, não fazendo, assim, mais parte do quadro de colaboradores”, declarou Adrilles.

“Qualquer acusação que venha a desonrar a pessoa física e o mandato do vereador, sem nenhuma comprovação legal, poderá resultar em providências jurídicas, estando os autores das ilações passíveis de sanções legais”, completou.

Adrilles tem cerca de 20 funcionários pagos com verba da Câmara Municipal em seu gabinete. Para a reportagem da Record TV, Adrilles disse que o dinheiro foi recolhido como forma de empréstimo, para pagar os custos de instalação de um ar-condicionado na sala que ocupa no Palácio Anchieta, sede do Legislativo Paulistano, no Centro de São Paulo.

O que dizem os partidos

O g1 procurou a assessoria de imprensa da Câmara Municipal para saber como a Mesa Diretora está tratando a denúncia, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

Procurados para saber se a oposição vai entrar com uma representação contra o parlamentar na Corregedoria da Casa, os líderes do PSOL e do PT também não responderam.

Quem é Adrilles Jorge

Adrilles Jorge é jornalista, comentarista político e, em 2014, foi eleito pela primeira vez vereador da capital paulista pelo União Brasil, com cerca de 25 mil votos.

Ele nasceu em 16 de novembro de 1974, em Campos Gerais, Minas Gerais, e é formado em Jornalismo pela PUC-MG.

Jorge ganhou notoriedade nacional ao participar do reality show Big Brother Brasil em 2015, e também pelo trabalho de comentarista na Jovem Pan.

Ele foi demitido da emissora em 2022 após fazer um gesto interpretado por muitos como uma saudação nazista durante uma transmissão ao vivo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para suas escolhas políticas

0/Post a Comment/Comments

Grato por sua colaboração.