Belford Roxo: sai mais uma decisão judicial contra reeleição do presidente da Câmara de Vereadores

Além da ação movida pelo Republicanos que resultou em decisão confirmada no Supremo Tribunal Federal (STF) contra sua reeleição para presidir a Câmara de Belford Roxo pela terceira fez consecutiva, o vereador Marquinho Gandra foi derrotado em um segundo processo, esse ajuizado pelo vereador Igo Menezes.


Elizeu Pires

O juízo da 2ª Vara Cível da Comarca local rechaçou os argumentos da defesa de Gandra contra liminar concedida no segundo processo, e anulou a eleição para a mesa diretora para o biênio 2026/2027, realizada no dia 24 de junho.

Vereador Marquinho Gandra (União Brasil - RJ)

Pela decisão Gandra permanece no cargo até 31 de dezembro deste ano, quando termina o mandato de um ano, para o qual ele fora reeleito em janeiro.

“O impetrante (Igo Menezes), vereador eleito da Câmara Municipal de Belford Roxo, alega que a eleição da Mesa Diretora da referida Casa Legislativa para o biênio 2026/2027, realizada em 24 de junho de 2025, violou orientação firmada pelo Supremo Tribunal Federal, especialmente no que diz respeito à antecipação indevida do pleito, em desconformidade com os princípios republicanos e da separação dos poderes”, diz um trecho da decisão.

A sentença diz ainda que “a antecipação da eleição para junho de 2025, com vistas a mandato que somente teria início em janeiro de 2026, configura, pois, violação aos parâmetros de razoabilidade temporal, comprometendo a higidez democrática do processo”.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para suas escolhas políticas

0/Post a Comment/Comments

Grato por sua colaboração.