Zambelli seguirá presa durante processo de extradição ao Brasil; entenda

Decisão foi tomada pela Justiça italiana após audiência de custódia que durou três horas. Defesa alega que parlamentar tem direito à cidadania italiana


Da CNN

A Justiça italiana determinou na sexta-feira (1º) que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) permanecerá detida durante o processo de extradição para o Brasil. A decisão foi tomada após uma audiência de custódia que durou aproximadamente três horas, conduzida por um juiz de garantias.


Zambelli, que se encontra em um dos presídios femininos mais superlotados da Itália, segundo seus advogados, teve acesso aos medicamentos que não recebia desde sua prisão na última terça-feira (29). A defesa afirma que ela possui diversas comorbidades e necessita de dezenas de medicamentos para seu tratamento.

Processo de extradição

A parlamentar foi incluída na lista vermelha da Interpol há cerca de dois meses. Ela deixou o Brasil em 3 de junho, indo primeiro para os Estados Unidos e depois para a Itália, onde permaneceu a maioria do tempo até sua prisão.

O processo de extradição foi enviado às autoridades italianas via Itamaraty em 12 de junho. A defesa não pode solicitar asilo político, já que Zambelli possui cidadania italiana. A estratégia dos advogados é alegar perseguição política no Brasil e invocar seus direitos como cidadã italiana para permanecer no país.

Condenação no Brasil

Em maio, Zambelli foi condenada por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal por falsidade ideológica e invasão de dispositivo eletrônico qualificado. Ela é acusada de ser mandante da invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Na mesma ocasião, Walter Delgatti também foi condenado, tendo afirmado que Zambelli o procurou e ofereceu dinheiro e emprego para realizar a invasão.

0/Post a Comment/Comments

Grato por sua colaboração.