Cotado como possível candidato à Presidência em 2026, governador de SP defendeu a renovação na política, para evitar que 'gente velha, com cabeça velha' se perpetue no poder
Por Cristiane Agostine | Valor — São Paulo
A uma plateia de investidores, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou nesta sexta-feira (28) a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz um “contrato com o fracasso”. Na avaliação de Tarcísio, o governo federal tem adotado medidas econômicas “erradas”, que “flertam” com a superinflação e o superendividamento.
![]() |
| Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas — Foto: Sérgio Barzaghi/Governo do Estado de SP |
Cotado como um possível candidato à Presidência em 2026, o governador defendeu ainda a renovação na política, para evitar que “gente velha, com cabeça velha” se perpetue no poder.
Tarcísio disse que o governo federal tem se movido pela pauta eleitoral e tomado “decisões baseadas em pesquisas” de opinião. Com isso, afirmou o governador, a gestão Lula toma “decisões que são erradas” e que vão “custar caro para o Brasil”.
Sem citar diretamente a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil, Tarcísio disse que o governo federal, ao “abrir mão de uma base relevante de pagantes” e apostar “em tributar o capital e o estoque de capital”, destrói a poupança e impede investimentos.
'Contrato com o fracasso'
“E é aí o contrato com fracasso”, disse Tarcísio, citando que o país caminha para a informalidade e tem “programas sociais explodindo, como o BPC e o Bolsa Família”. “Está tomando decisões erradas e vão fazer com que a gente flerte lá na frente com superinflação e com superendividamento”, afirmou.E acrescentou: “É um caminho, é um contrato com o fracasso. E essas questões não estão sendo discutidas, estão passando ao largo”, disse o governador, ao falar com investidores durante evento “Arko Conference 2025”, promovido pela Arko Advice e a Galapagos Capital, em São Paulo.
Eleições 2026
Tarcísio desconversou ao ser questionado sobre seus planos eleitorais para 2026 e disse não se preocupar com a disputa do próximo ano.Sem citar nomes, o governador afirmou que é preciso saber o momento de deixar a política e defendeu a renovação. “Tem que ter hora para entrar, e tem que ter hora para sair. Como isso aqui é uma máquina de moer gente, você com o tempo deixa de se reciclar”, disse.
“Em muito pouco tempo, as pessoas vão ficando superadas. E quando as pessoas vão ficando superadas, elas já não vão conseguir entregar resultados. Você tem que dar espaço para gente nova também. Isso é fundamental, porque senão você vai ter gente velha com cabeça velha”, afirmou no evento. Na sequência, o governador disse que “isso não tem nada a ver com a idade” e disse que é preciso “gente com a cabeça oxigenada”.
Elogios a Milei
Aos investidores, Tarcísio elogiou o presidente da Argentina, Javier Milei, e “as medidas duras” tomadas por ele na economia. O governador disse que Milei “está indo bem” no governo, tem feito “as reformas que são necessárias” e defendeu que o Brasil adote ações semelhantes na economia.“Se ele está fazendo isso, em uma situação muito mais complexa, se está mostrando que é possível, por que a gente não vai fazer a mesma coisa? E a gente vai ficar aqui marcando o passo? Essa é a pergunta.”
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para suas escolhas políticas

Postar um comentário
Grato por sua colaboração.