Pedido inclui quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático
Por Lauro Jardim | O Globo
O senador Alessandro Vieira pediu à CPI do Crime Organizado a quebra do sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático da empresa Maridt Participações, de 1ºde janeiro de 2022 a 8 de fevereiro de 2026. A empresa oficialmente pertence a dois irmãos de Dias Toffoli, o padre José Carlos e o engenheiro José Eugênio. Em 2025, a Maridt vendeu sua parte no resort Tayayá, no Paraná, onde o ministro Dias Toffoli até o fim de 2025 era frequentador frequente. Possuía um terço do negócio. Tinha como sócio o pastor Fabiano Zettel, cunhado e ex-faz-tudo de Daniel Vorcaro.
![]() |
| Tayayá Aqua Resort, em Ribeirão Claro, no Paraná — Foto: Divulgação |
No requerimento, Vieira pede requereu ainda "a elaboração de RIFs (Relatórios de Inteligência Financeira) por parte do Coaf.
Há uma série de dúvidas que investigações sobre a Maridt podem esclarecer.
O requerimento é bastante detalhado em seus objetivos.
Em relação ao sigilo bancário, pede a quebra "de todas as contas de depósitos, contas de poupança, contas de investimento e outros bens, direitos e valores mantidos em Instituições financeiras".
Quanto ao sigilo fiscal, pede, entre outros, "extrato PJ ou PF, imposto de renda de pessoa física ou pessoa jurídica; Cadastro de Pessoa Física; Cadastro de Pessoa Jurídica; Ação Fiscal (informações sobre todos os processos instaurados contra a pessoa investigada); Compras e vendas de DIPJ de Terceiros; Rendimentos Recebidos de PF (todos os valores recebidos a título de rendimento de pessoa física); Rendimentos Recebidos de PJ (todos os valores recebidos a título de rendimento de pessoa jurídica); DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica); DIRPF (Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas); DECRED (Declaração de Operações com Cartões de Crédito); DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde); DIMOF (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira); DCPMF (Declaração de Não Incidência da CPMF); DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias); DOI (Declaração sobre Operações Imobiliárias); (Declaração de Rendimentos Pagos a Consultores por Organismos Internacionais); DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais); CADIN (Cadastro Informativo de Débitos não Quitados); DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais); DAI (Declaração Anual de Isento); DASN (Declaração Anual do Simples Nacional); DBF (Declaração de Benefícios Fiscais); PAES (Parcelamento Especial); PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição ou Ressarcimento e da Declaração de Compensação); SIAFI (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Pede também a quebra do sigilo telefônico, "incluindo-se o registro e a duração das ligações telefônicas originadas e recebidas (remetente e destinatário), oficiando-se as operadoras de telefonia Oi, Claro, Vivo, Tim, Nextel, Algar, Surf Telecom e demais em operação no país".
Assim como o sigilo telemático, "oficiando-se a empresa Meta para que forneça, a respeito da plataforma Instagram: dados cadastrais; localização; mensagens; comentários; e curtidas.
Alessandro Vieira assim justifica o pedido:
"É medida de extrema urgência e necessidade para o deslinde das investigações desta Comissão Parlamentar de Inquérito, que busca desmantelar a complexa rede de influência e lavagem de capitais que orbita em torno do Banco Master e de suas conexões com agentes públicos de cúpula. No centro dessa teia, surge a empresa Maridt Participações, cujo quadro societário é composto pelos irmãos do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli: José Carlos Dias Toffoli, conhecido como "Padre Carlão", e o engenheiro José Eugênio Dias Toffoli. A análise minuciosa das atividades dessa empresa revela uma anomalia econômica e social inequívoca, sugerindo que a pessoa jurídica não passa de uma estrutura de fachada para ocultar o real beneficiário de vultosas transações financeiras."
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para suas escolhas políticas

Postar um comentário
Grato por sua colaboração.