Em entrevista ao Jornal do Alto Vale nesta sexta-feira (8), o deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) classificou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como “o maior inimigo” do Brasil no momento, em razão do chamado tarifaço.
A medida, em vigor desde 6 de agosto, elevou para 50% a tarifa sobre diversos produtos brasileiros exportados aos EUA, além dos 10% já existentes, afetando diretamente setores como proteína animal, café, suco de laranja, siderurgia, máquinas, autopeças e aeronaves.
![]() |
Goetten afirmou que a sobretaxa é um ataque direto à economia brasileira e cobrou união interna para enfrentar o problema. “Nós temos que saber que agora nós temos um adversário, um inimigo, que é o Trump, que é os Estados Unidos. Então, nós tínhamos que ter capacidade política. Fica um campo político criticando o outro e nós não nos unimos para criticar e combater e buscar justiça com o nosso adversário do momento. O adversário do Brasil no momento, do tarifaço, é o Trump. É ele que é culpado do tarifaço e não está abrindo diálogo com o Brasil e com outras nações também”, disse.
O deputado criticou a polarização política no país, argumentando que ela dificulta a construção de uma estratégia eficaz para negociar com Washington e tentar reverter a decisão. Ele defendeu que o governo federal e o Congresso atuem de forma conjunta para proteger as exportações e minimizar os prejuízos.
O tarifaço foi anunciado por Trump no fim de julho como resposta a uma “emergência nacional”, alegando políticas brasileiras consideradas “incomuns” e “extraordinárias”, além de citar críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal e ao que chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão atinge cerca de 36% das exportações brasileiras para os EUA — o equivalente a aproximadamente 4% de toda a pauta exportadora do país.
Postar um comentário
Grato por sua colaboração.